O que é acrílico?


Acrílico é um material termoplástico rígido, transparente e incolor. Ele contém substancia derivada do ácido acrilico. Existem dois tipos básicos: extrusados ​​e fundidos. 

Tipos: 
1.Acrílico Extrudado: é fabricado por um processo em que o
plástico liquido é empurrado por meio de rolos formando chapas a medida que esfria. Este processo é relativamente barato mas as folhas são mais frágeis que o acrílico fundido. Pode conter impurezas e arranhar mais fácil. O acrílico extrudado é considerado de boa qualidade e é o mais comum do mercado. 
2.Acrílico Fundido:  é fabricado em moldes, muitas vezes feitos de vidro. O produto resultante é mais resistente que o extrudado. Este acrílico é de melhor qualidade, porém é mais caro.

Vantagens do Acrílico:
Muitos produtos diferentes são feitos com acrílico como box, clarabóias e janelas. Ele é muitas vezes mais forte que o vidro e sendo resistente a impactos é muito mais seguro.
Uma queda contra uma porta de box não irá causar uma quebra perigosa. O acrílico também é um isolante térmico melhor que o vidro, o que diminui o gasto com aquecimento, resfriamento.
O acrílico permite que até 92% da luz visível passe por ele. Vidro muito grosso fica com uma tonalidade verde enquanto que o acrílico permanece clara. Possui uma resistência ao tempo sem amarelar ou quebrar quando exposta a luz solar.
Outra vantagem do acrílico e possuir a metade do peso do vidro. Isto o torna mais fácil de trabalhar. Ele também pode ser serrado, tornando os projetos mais versáteis. Uma propriedade ímpar deste termoplástico é sua capacidade de ser moldado.


Coberturas em Acrílico



Leveza, claridade e resistência a impactos e às intempéries fazem das chapas acrílicas a escolha natural para aplicações na arquitetura, sendo utilizadas em uma variedade de aplicações na construção civil: de janelas e portas de proteção, instalações de iluminação às coberturas e domos. 

Desvantagens do Acrílico:
É mais caro que o vidro e se for exposto a uma chama direta, irá derreter e eventualmente queimar. A queima libera vapores tóxicos.



Veja este video de corte de acrilico a laser.



Até a próxima...




Você também pode querer ver:

Quais as diferenças entre o acrílico e o policarbonato?

Quais as aplicações do policarbonato?




Foto: wundram