Características do vidro temperado

Qual vidro é melhor  comum ou temperado?

Vamos tentar responder a essa pergunta mostrando as características do vidro temperado. Assim o leitor terá mais informação para decidir.


O vidro temperado é mais seguro:


O vidro temperado ao ser quebrado se estilhaça em inúmeros pedaços pequenos o que o torna-o menos susceptível a causar ferimentos nas pessoas. Ele é adequadamente utilizado em termos de segurança. 
É muito  utilizado nas janelas laterais e traseiras dos
automóveis (o parabrisa é feito com vidro laminado), além da estar em vários utensílios de cozinha como panelas , prateleiras das geladeiras. Pratos e copos também são feitos com vidro temperado.


O vidro temperado suporta maiores variações de temperatura:


É produzido através de tratamento térmico, conferindo ao produto resistência mecânica  a impactos muito maiores que a do vidro convencional, e resistência térmica em relação ao seu vidro de origem, suportando variações de temperatura de até 225°C



O vidro temperado é mais resistente que o vidro comum:



O vidro  temperado é dotado de tensões internas adequadas que lhe conferem maior resistência mecânica, cerca de 5 vezes superior à do vidro comum para a mesma espessura. 

Em testes com uma chapa de temperado liso de 6 mm de espessura, mostram que o vidro suporta o impacto de uma esfera de aço de 1 kg deixada cair livremente da altura de 2,00 m



Desvantagens do vidro temperado:

O vidro temperado não pode ser cortado ou partido. Os furos para hastes ou parafusos  deve ser feito antes da têmpera, pois qualquer dano feito em sua superfície pode resultar no estilhaçamento completo da peça.

Apesar de sua maior dureza e rigidez, ele é menos flexível que o vidro comum ou o vidro laminado. A tensão concentrada em pontos de apoio ou suporte podem provocar um risco real de estilhaçamento.

Custo: é um vidro mais caro devido ao seu processo produtivo.




Resumindo:



Comparação com vidro comum:




Vidro temperado x vidro comum:



Vidro Temperado:


1. maior rigidez
2. maior resistência térmica
3. quando quebrado, estilhaça em pequenos fragmentos


Vidro Comum:


1. maior flexibilidade
2. menor custo
3. Permite cortes a qualquer tempo.