Como evitar que o vidro ou o policarbonato fique embaçado em dias de frio



Fenômeno do embaçamento:


Esse fenômeno físico é bem simples e acontece devido ao vapor d'água existente no interior do ambiente que possui janelas e estas janelas tem contato direto com o ambiente externo. Em dias de mudança brusca de temperatura, quando o exterior fica bem mais frio que o interior, ocorre o resfriamento da superfície do vidro.

Portanto, temos no interior do ambiente um ar mais quente e
cheio de umidade  que o externo . Quando este ar se encontra com a superfície fria do vidro ou policarbonato ocorre a condensação, que é a transformação da matéria do estado gasoso para o estado líquido. Forma-se no vidro gotículas de água muito pequenas mudando a sua transparência e gerando o fenômeno do embaçamento.

Esse fenômeno também pode ser observado no dia-a-dia quando um copo de água gelado (ou cerveja gelada para os mais fãs desta bebida) é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas já foram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo condensaram. 
Lembro também que no policarbonato esse fenômeno é mais difícil de ocorrer pois seu isolamento térmico é maior que o do vidro ou espelho.  


Soluções possíveis:

Para evitar definitivamente o problema você teria que manter o interior do ambiente com a mesma temperatura do exterior. Como isto não é possível, pois acredito que não é desejo de ninguém passar frio dentro de casa, então existem algumas soluções possíveis que eliminam o problema por algum tempo ou amenizam este problema. 

Entre as soluções possíveis, destaco estas:


1. Manter ventilação próxima a janela que embaça diminui e até pode eliminar completamente o embaçamento. Pode ser um problema  você produzir vento num dia frio, então as soluções abaixo podem ser melhores neste caso.

2. Retirar o excesso de umidade do ambiente através de um desumidificador ou de um ar condicionado com esta função.

3. Aplicar na superfície do vidro um produto chamado cristalizador de vidro. Este produto não vai eliminar do problema da condensação, contudo vai tornar as gotículas de água maiores aumentando consideravelmente a transparência do vidro.

4. Aplicação de detergente liquido com papel toalha no vidro espalhando até desaparecer. Como no caso do cristalizador, não vai acabar com a condensação, mas tornará as gotículas maiores, diminuindo o problema. O efeito dura por aproximadamente 5 dias. Depois é preciso repetir o método para obter o resultado novamente.


Espero que essa informação o tenha ajudado, caro leitor.  

Pesquisas que levaram a este artigo:



Você pode gostar de:

Qual vidro é melhor comum ou temperado? Características do vidro temperado.

Você sabia que o vidro laminado foi inventado por acaso?



Foto: pixabay.com