Você sabia que o vidro laminado foi inventado por acaso?












Você poderia estar achando que o vidro laminado foi inventado pela industria automobilística para tornar os automóveis mais seguros, não é mesmo?
Mas não foi assim que o vidro laminado foi inventado!



O vidro laminado foi descoberto por puro acidente, e no sentido literal da palavra:




Em 1903, Edouard Benedictus, um químico francês, estava tentando pegar um frasco de vidro no topo de uma estante, quando acidentalmente derrubou um outro frasco no chão. Aí então uma coisa estranha aconteceu.O vidro não ficou em centenas de pedacinhos espalhados pelo chão, mas sim no mesmo formato do frasco mesmo que quebrado.



Investigando para descobrir o que aconteceu, soube que o frasco havia sido utilizado para conter uma solução de nitrato de celulose, uma espécie de plástico líquido. Este parece que havia evaporado formando uma espécie de filme em seu interior.




Onde o vidro laminado foi utilizado pela primeira vez  em larga escala?


Foi usado nas máscaras de gás na primeira guerra mundial.
A utilização do vidro laminado nos parabrisas dos automóveis foi adotada inicialmente pelos fabricantes em meados de 1919.




Onde mais o vidro laminado é utilizado?


O vidro laminado, assim como o vidro temperado, é utilizado onde há necessidade de uma maior segurança, para evitar danos graves em caso de acidente. Ele está presente por exemplo em clarabóias, coberturas, vitrines, fachadas, grandes janelas, etc. 


Como o vidro laminado é fabricado?


O vidro laminado é constituído de duas ou mais chapas de vidro intercaladas por um plástico chamado polivinil butiral ou PVB. 
A aplicação dessa camada plástica é feita em ambiente de temperatura controlada e livre de impurezas. 
O sanduíche formado é então enviado para um autoclave (que é um aparelho que manipula em seu interior as condições de temperatura, umidade e pressão ). Esse autoclave mantém pressão e temperatura elevadas (pressão em torno de 150lbs e temperatura em torno de 150°C), enquanto é eliminado o ar interno e ocorre a aderência dos vidros ao PVB. É nesse momento que o PVB muda sua característica de opaco para transparente.
Quando sai do autoclave o vidro é inspecionado e em sequência feito acabamento final estando assim pronto para ser utilizado.



PVB: sigla para polivinil butiral


Obrigado por visitar este blog e até a próxima, 



Você pode gostar de:

Como evitar que o vidro fique embaçado em dias de frio?
Vantagens do policarbonato em relação ao vidro


Fotos: Pixabay, Pixabay